Pra quem não sabe, o Museu D'Orsay fica em Paris, na França, mas a novidade (que alguns já devem ter visto nos jornais, blogs ou TV) é que 85 de suas obras foram escolhidas para serem expostas aqui em terras brasileiras! Pra quem gosta da arte impressionista, não tem opção melhor pra acrescentar um pouquinho mais sobre a história dessa arte e ficar um pouco mais culto, a par dos acontecimentos do século XIX, do que conferir de pertinho essa expo, a Virada Impressionista! E o bom é que a entrada é franca.
CCBB, em São Paulo; Museu D'Orsay, em Paris. |
Ela ainda vai passar pelo Rio de Janeiro, e chegou no comecinho do mês (4) passado aqui em São Paulo, num espaço muito bacana no centro da cidade: o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Rua Alvares Penteado, 112! Ouvi muito falar que as filas nos finais de semana são imensas, então recomendo que façam como nós e visitem durante a semana (terça a quinta), porque não pegamos nem 15 minutos de fila, foi super tranquilo. Além disso, passamos um dia atípico e super gostoso nesse passeio cultural no meio da semana com o papai, foi muito bom!
Voçê começa no quarto andar e vai descendo até o subsolo, passando por obras de arte impressionistas com explicações das obras e contexto histórico, mini-cinema, linha do tempo brasileira e francesa, e uma livraria referente à exposição. Vale a pena conferir, gente... Corram que ainda dá tempo, só vai até o dia 7 de outubro. O mais nostálgico foi ver de pertinho as Ninféias, de Monet... Obra que eu estudei quando pequena na escola, maravilhosa!
Um recorte de Niféias, por Monet. |
Abaixo mais algumas das obras que eu mais gostei e marcaram minha visita à exposição - os nomes das obras estão abaixo, seguindo a ordem da esquerda para a direita; de cima para baixo:
1- The Ball, James Tissot
2- O Tocador de Pífano, Edouard Manet
3- Gabriele e Jean, Pierre-Auguste Renoir
4- Fernand Halphen, Auguste Renoir
5- Dançarinas subindo uma escada, Edgard Degas
Essa foi a minha dica para um final de semana mais tranquilo com a família! Mas dá pra ir com o námo também, se vocês gostarem desses passeios mais cult, já que lá no centro tem uns barzinho e restaurantes super gracinhas pra ir depois!
BEIJOS DA FÊ
Nenhum comentário:
Postar um comentário