domingo, 2 de setembro de 2012

Museu D'Orsay em Sampa, É O QUE?

     Pra quem não sabe, o Museu D'Orsay fica em Paris, na França, mas a novidade (que alguns já devem ter visto nos jornais, blogs ou TV) é que 85 de suas obras foram escolhidas para serem expostas aqui em terras brasileiras! Pra quem gosta da arte impressionista, não tem opção melhor pra acrescentar um pouquinho mais sobre a história dessa arte e ficar um pouco mais culto, a par dos acontecimentos do século XIX, do que conferir de pertinho essa expo, a Virada Impressionista! E o bom é que a entrada é franca.
CCBB, em São Paulo; Museu D'Orsay, em Paris.

     Ela ainda vai passar pelo Rio de Janeiro, e chegou no comecinho do mês (4) passado aqui em São Paulo, num espaço muito bacana no centro da cidade: o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Rua Alvares Penteado, 112! Ouvi muito falar que as filas nos finais de semana são imensas, então recomendo que façam como nós e visitem durante a semana (terça a quinta), porque não pegamos nem 15 minutos de fila, foi super tranquilo. Além disso, passamos um dia atípico e super gostoso nesse passeio cultural no meio da semana com o papai, foi muito bom!
     Voçê começa no quarto andar e vai descendo até o subsolo, passando por obras de arte impressionistas com explicações das obras e contexto histórico, mini-cinema, linha do tempo brasileira e francesa, e uma livraria referente à exposição. Vale a pena conferir, gente... Corram que ainda dá tempo, só vai até o dia 7 de outubro. O mais nostálgico foi ver de pertinho as Ninféias, de Monet... Obra que eu estudei quando pequena na escola, maravilhosa!
Um recorte de Niféias, por Monet.

     Abaixo mais algumas das obras que eu mais gostei e marcaram minha visita à exposição - os nomes das obras estão abaixo, seguindo a ordem da esquerda para a direita; de cima para baixo:







1- The Ball, James Tissot
2- O Tocador de Pífano, Edouard Manet
3- Gabriele e Jean, Pierre-Auguste Renoir
4- Fernand Halphen, Auguste Renoir
5- Dançarinas subindo uma escada, Edgard Degas

     Essa foi a minha dica para um final de semana mais tranquilo com a família! Mas dá pra ir com o námo também, se vocês gostarem desses passeios mais cult, já que lá no centro tem uns barzinho e restaurantes super gracinhas pra ir depois!

BEIJOS DA FÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário